Tratamentos

Toxina Botulínica

O QUE É A TOXINA BOTULÍNICA?

A toxina botulínica é uma proteína produzida por uma bactéria chamada – CLOSTRIDIUM BOTULINUM. Na década de 50 descobriu-se que esta proteína provocava diminuição da ação muscular quando injetada nos mesmos. Existem outros nomes comerciais para toxina botulínica produzidas por outros laboratórios com resultados muito semelhantes, embora o Allegan seja o primeiro e detenha uma tecnologia de excelência com vasta experiência em seus resultados.

O efeito cosmético da toxina botulínica foi descrito pela 1 vez em 1989 por um médico da Califórnia, o Dr Richard Clark, e desde esta data os procedimentos estéticos que utilizam essa toxina tem aumentado em ritmo impressionante. A injeção desta é, desde o ano de 2000, o procedimento estético não cirúrgico mais utilizado nos consultórios que trabalham com estética facial.

Tratamento personalizado de acordo com o cliente
Tratamento personalizado de acordo com o cliente
Horário Flexível
Horário Flexível
Profissional especializada na área
Profissional especializada na área

INDICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA

A toxina botulínica tem várias possíveis aplicações na odontologia, que vão da estética ao controle e tratamento de várias patologias orais.

a) Uso estético: atenuar as rugas e linhas de expressão fazendo com que elas diminuam por um período, agindo de maneira preventiva evitando que novas rugas apareçam e reparativa diminuindo a tensão muscular e consequentemente diminuindo os vincos formados na pele.

b) Bruxismo (ranger ou apertar noturno dos dentes) que provocam desgaste dos dentes e dores musculares na face.

c) Cefaleias tencionais.

d) Sorriso gengival (quando aparece muito a região gengival durante o sorriso), a aplicação da toxina diminui a contração muscular da região tornando o sorriso mais harmônico.

e) Assimetrias faciais.

f) Assimetrias labiais.

g) Hipertrofia do músculo masseter.

h) outros procedimentos fora da área odontológica.

TÉCNICA DE APLICAÇÃO

A aplicação é feita no consultório, com agulhas muito finas o que torna o procedimento praticamente indolor. Seu efeito começa a ser sentido 48 horas após a aplicação e a máxima ação aparece 15 dias após e se estende por até 6 meses, podendo variar de pessoa para pessoa. Porém, devemos entender que as rugas mais profundas chamadas de rugas estáticas, onde já ocorreu a quebra das fibras de colágeno e onde já percebemos vincos profundos, há a necessidade de outros procedimentos estéticos prévios, no entanto a toxina atua evitando que novas rugas apareçam.

PÓS OPERATÓRIO

O paciente deve observar alguns cuidados logo após a aplicação como:

– não massagear a área evitando a difusão do produto para locais indesejados,

– evitar exercícios físicos por 48 horas,

– não usar maquiagem ou cremes por 12 horas,

– não deitar nas primeiras 4 horas,

– pode retornar as suas atividades logo após a aplicação.

Uma nova aplicação poderá ser feita, quando necessária, desde que se respeite um intervalo mínimo de 3 meses.

TOXINA BOTULÍNICA COMO PARTE DO TRATAMENTO

A Toxina Botulínica preferencialmente deve fazer parte de um conjunto de tratamentos da face. Onde primeiro vamos estimular a produção de colágeno através de procedimentos de estímulo de colágeno como: mesoterapia, microagulhamento e fios de PDO; desta forma dando hidratação e sustentação para pele, para posteriormente fazermos a aplicação da toxina botulínica. Procedendo desta maneira conseguiremos resultados mais satisfatórios.

Receba conteúdos exclusivos sobre Harmonização Orofacial