O Ácido Hialurônico é um ativo amplamente utilizado tanto na medicina como na odontologia. Ele está presente em muitos dermocosméticos para aplicação tópica e atualmente é muito utilizado em Harmonização Orofacial. De consistência viscosa, é encontrado abundantemente no corpo humano para preencher as lacunas entre as células. A maior parte do ácido está localizada na pele (56%), mais especificamente no tecido conjuntivo, estando ligado.
A manutenção e regeneração das fibras colágenas, o que confere ao órgão volume, sustentação, hidratação e elasticidade. A quantidade de Ácido Hialurônico é inversamente proporcional ao tempo de vida do organismo, daí o surgimento de rugas com o passar dos anos.
Existem vários tipos de Ácido Hialurônico e várias marcas do mesmo produto que se diferenciam na consistência, nas propriedades e na indicação de uso, sendo cada um especifico para cada região da face.
Na área odontológica os procedimentos são realizados em consultório com anestesia local ou regional, o que o torna totalmente indolor, não causando nenhum desconforto. É realizado com cânulas ou agulhas conforme a indicação e o local onde vai ser aplicado. O paciente pode retornar para suas atividades logo após a aplicação, podendo apresentar um leve edema, que é amenizado com compressas geladas.
a) são indicados para melhorar o viço da pele,
b) suavizando rugas e marcas da idade,
c) além de ser amplamente utilizado em procedimentos que requerem ganho de volume como: nos lábios, nos malares, na mandíbula, e laterais do rosto.
Os efeitos do Ácido Hialurônico são em torno um ano a um ano e meio, dependendo da resposta individual, sendo gradativamente reabsorvido pelo organismo, podendo ser reaplicado assim que houver necessidade.