Blog

Toxina botulínica para combater a enxaqueca

12 de fev
|

A enxaqueca é um distúrbio que pode acontecer em qualquer idade. Assim, seus sintomas são dor de cabeça intensa, que pode ser acompanhada de náusea, sensibilidade à luz e ao som. Porém, você sabia que é possível melhorar esses sintomas com o uso da toxina botulínica? Pois então continue acompanhando nosso conteúdo para entender melhor!

 

A toxina botulínica para enxaqueca

Apesar da toxina botulínica ser muito conhecida para fins estéticos, ela também é uma aliada no combate à enxaqueca crônica. Assim, como tratamento aprovado pela ANVISA em 2011, o uso da toxina botulínica tipo A para enxaqueca vem melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas. 

 

O que é a enxaqueca?

A enxaqueca crônica é definida por no mínimo 8 ou mais crises  por mês, por um período de três meses. Assim, as crises se caracterizam por dor moderada a forte, pulsátil , aversão à luz e barulho. Além disso,  atingem cerca de quatro milhões de brasileiros , segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde ). Vale lembrar que nem toda dor de cabeça crônica é enxaqueca. Portanto, é importante consultar um médico caso os sintomas apareçam. 

 

Onde a toxina botulínica é aplicada para enxaqueca?

As principais áreas onde o produto é aplicado são: testa, têmpora, pescoço, nuca e ombros. 

toxina botulínica para enxaqueca

Como é o procedimento?

A aplicação da toxina botulínica é feita no consultório do profissional. Dessa forma, a substância é injetada em 31 a 39 pontos espalhados pela testa, nuca, ombro e lateral da cabeça. 

 

Qualquer pessoa com enxaqueca pode se submeter a esse tratamento?

A aplicação da toxina botulínica para dores de cabeça é indicada apenas para pacientes com enxaqueca crônica diagnosticada. Porém, é contraindicado para gestantes e mulheres que estão em período de amamentação.

 

Os resultados começam a aparecer em quanto tempo?

Segundo especialistas, os resultados são significativos. Afinal, muitos pacientes ficam por vários meses sem dores, e outros não voltam a apresentar os sintomas. Normalmente, após a primeira sessão de aplicações os resultados já começam a aparecer.

 

A aplicação dói?

O procedimento não causa grande desconforto. Porém, caso o paciente ache necessário, podem ser aplicadas pomadas anestésicas ou gelo para aliviar a dor.

 

É necessário reaplicar?

A duração dos efeitos depende de paciente para paciente, mas a reaplicação pode ser feita durante a vida toda.

 

Só a toxina botulínica resolve o problema da enxaqueca? 

As aplicações da toxina botulínica já diminuem os sintomas da enxaqueca. Porém, se aliada a uma dieta sem frituras, café e bebidas alcoólicas, e a prática de exercícios físicos é ainda mais eficaz. Portanto, é importante fazer acompanhamento durante o processo.

 

Quais são os resultados observados?

No geral, o tratamento reduz moderadamente a frequência de dores por mês. Assim, grande parte dos pacientes que se submeteram às aplicações disseram não experimentar mais crises após a primeira aplicação. Dessa forma, é um procedimento eficaz contra a enxaqueca crônica.

 

Quer saber mais sobre o tratamento? Entre em contato conosco! A Odontofacie realiza o procedimento e te dá todas as orientações a serem seguidas para melhora da enxaqueca.

 

Artigos relacionados

24 de mar

Mesoterapia no rosto: entenda como funciona

Conforme nosso corpo envelhece, marcas surgem em nosso rosto, e isso é normal. Porém, com a...

19 de mar

Como é a recuperação da lipo de papada com enzimas?

O que é a lipo enzimática de papada e como é sua recuperação? A gordura abaixo do queixo te...

12 de mar

Harmonização facial: como é feito?

O que é a harmonização facial? O objetivo da harmonização é deixar o rosto mais harmônico,...

Receba conteúdos exclusivos sobre Harmonização Orofacial