Blog

Microagulhamento para cicatriz de acne: funciona?

19 de fev
|

As cicatrizes de acne incomodam muitas pessoas até hoje. O microagulhamento vem para suavizar essas marcas e melhorar o aspecto da pele. Dessa forma, também eleva a auto estima do paciente. Quer saber mais como esse procedimento pode te ajudar? Acompanhe abaixo!

 

O que é  o microagulhamento?

O microagulhamento é feito com um aparelho que contém microagulhas, que fazem microperfurações e estimulam os fibroblastos a produzir mais colágeno. Dessa forma, após o microagulhamento, pode ser aplicado ativos comerciais, ou até mesmo fazer o uso de PRF. O PRF são agregados plaquetários, do próprio sangue do paciente. Nós já falamos um pouco sobre o preenchimento facial com PRF aqui.

O procedimento é realizado por profissionais especializados e se inicia com a higienização e assepsia completa da pele. 

 

Microagulhamento para acne realmente funciona?

Os resultados em pacientes com marcas de pele por causa de acne são visíveis já após as primeiras sessões. O microagulhamento é uma das melhores alternativas atuais para tratar cicatrizes de acne. Além disso, a recuperação do procedimento é rápida. Em torno de quatro a cinco dias após a realização a pele já está superficialmente recuperada. Dessa forma, a aparência da pele se torna mais agradável, e as cicatrizes começam a desaparecer. As mudanças são visíveis, como podemos ver no antes e depois abaixo.

Microagulhamento para cicatriz de acne

Como as cicatrizes de acne surgem?

Diferente do que as pessoas acreditam, nem toda cicatriz de acne surge porque ela foi “espremida”. Algumas inflamações são mais profundas na pele, o que fazem com que a formação de marcas e cicatrizes aconteça. Para tratar inflamações profundas, é necessário chegar nessas camadas da pele. Dessa forma, o microagulhamento trabalha para acessar as camadas da pele que foram afetadas.

 

Quantas sessões são necessárias para ver os resultados?

Cada caso deve ser avaliado separadamente, dependendo das necessidades do paciente. Em geral, são feitas entre três a quatro sessões do microagulhamento, com intervalo de um mês entre elas. Afinal, a pele precisa de um tempo de recuperação entre uma sessão e outra. Alguns casos necessitam de um número maior de sessões, a depender da profundidade das cicatrizes e tamanho da área afetada. Além disso, também depende das característica das agulhas utilizadas. O correto é fazer uma avaliação com profissional qualificado, assim ele consegue verificar as necessidades da sua pele.

 

Quanto tempo demora uma sessão de microagulhamento para cicatriz de acne?

A duração média da sessão é de 30 minutos a uma hora, que varia dependendo da pele de cada paciente.

 

O procedimento dói?

Por se tratar de um procedimento realizado com microagulhas, ele traz um desconforto ao paciente. Porém, a dor sentida é suportável. Além disso, essa dor pode ser amenizada pelo profissional, com a utilização de pomadas anestésicas antes de realizar o microagulhamento. 

 

Qualquer pessoa pode fazer o microagulhamento para cicatriz de acne?

O microagulhamento não é indicado para pessoas com problemas de coagulação sanguínea, diabetes não controlado, câncer, lesão ou doença de pele ativa na região a ser tratada. Além disso, se o paciente tiver acne ativa, também não deve ser realizado o microagulhamento em cima dessa região.

 

Cuidados antes e depois do procedimento

Alguns cuidados devem ser tomados antes e depois de realizar o procedimento. Por exemplo, pacientes que utilizam ácido na pele do rosto devem interromper o uso dos produtos entre 72 a 48 horas antes do procedimento.

Já após o tratamento, é preciso ter cuidados mais frequentes. Nos primeiros dias, a pele apresentará descamação e vermelhidão, o que é normal. Dessa forma, não se deve aplicar água quente na região, e nem mexer na pele. Além disso, mãos, toalhas e outros objetos devem ser limpos antes de tocar a pele do rosto, além de evitar o uso de maquiagem. O profissional que realizará seu microagulhamento passará todos os cuidados pós procedimento.

 

O microagulhamento vem como uma solução para as indesejadas marcas de acne. Quer tirar mais dúvidas em relação ao procedimento? Venha conversar com a equipe da OdontoFacie!

Artigos relacionados

24 de mar

Mesoterapia no rosto: entenda como funciona

Conforme nosso corpo envelhece, marcas surgem em nosso rosto, e isso é normal. Porém, com a...

19 de mar

Como é a recuperação da lipo de papada com enzimas?

O que é a lipo enzimática de papada e como é sua recuperação? A gordura abaixo do queixo te...

12 de mar

Harmonização facial: como é feito?

O que é a harmonização facial? O objetivo da harmonização é deixar o rosto mais harmônico,...

Receba conteúdos exclusivos sobre Harmonização Orofacial