Blog

Análise facial e sua importância na harmonização facial

24 de jan
|

Antes de tomarmos decisões sobre mudanças na face, uma análise facial é muito importante. Afinal, a harmonização facial deve ser uma aliada para realçar o que já é belo nas pessoas. 

Para obtermos um resultado satisfatório, o primeiro passo é observarmos  as medidas e proporções faciais do paciente. Depois disso, a definição do material  e outros detalhes entram em cena. Assim, tudo isso é discutido e decidido entre paciente e profissional, para assim chegarem numa definição do que será realizado.

Quer saber mais sobre a análise facial? Então continue lendo nosso artigo que vamos te contar tudo!

 

Análise facial: o que é bonito?

A definição de beleza é muito subjetiva. Porém, existem medições específicas  a serem observadas como: relação entre as proporções: média, superior e inferior e face; distância  e volume entre arcos zigomático; posição, angulação e volume da articulação temporo-mandibular ATM. Além disso,  podemos avaliar as proporções áureas da face. 

 

O que é a proporção áurea?

A proporção áurea é uma constante matemática  que nos leva a uma imagem harmônica perfeita. Essa constante vem sendo utilizada desde a antiguidade nas artes, nas pinturas  na arquitetura em grandes construções. Sendo assim, podemos utilizá-la também na harmonização facial para chegarmos a resultados mais satisfatórios. Legal, né?

Na face podemos calcular da seguinte maneira:  a parte superior é dividida pela parte inferior. Dessa forma, quanto mais próximo chegar do número 1,618 (proporção áurea), mais bonita é considerada a face. Você pode utilizar uma fita métrica para fazer a verificação em casa.

 

  • Topo da cabeça até o queixo / largura da cabeça
  • Topo da cabeça até a pupila / pupila até o lábio
  • Ponta do nariz ao queixo / lábios até o queixo
  • Ponta do nariz ao queixo / pupila até a ponta do nariz
  • Largura do nariz / ponta do nariz até os lábios
  • Distância externa entre os olhos / linha da implantação capilar até a pupila
  • Comprimento dos lábios / largura do nariz

 

Assim, com essas medidas, é possível pensar no que mais se adequa a cada rosto e quais partes contribuirão para um rosto mais harmônico.

Por exemplo, a atriz e modelo Amber Heard é a dona do rosto mais bonito do mundo, segundo essa teoria. Ela atende a 91,85% da simetria. 

análise facial

Mas não quer dizer que para se sentir bem e bonita, você precisa ser igual a ela! Afinal, cada um possui sua beleza natural, e com a harmonização facial, esses pontos podem ser realçados. Além disso, na harmonização facial as imperfeições que incomodam o paciente são corrigidas. Dessa forma, para descobrir todos esses pontos, é indispensável uma consulta com um profissional capacitado, onde será feita a análise facial completa.

 

Quais os procedimentos após a análise facial?

Depois de decidido os pontos que serão corrigidos e realçados, entram os procedimentos a serem realizados na harmonização facial. Vamos falar de alguns deles abaixo!

 

Preenchimento labial

Esse é um dos procedimentos mais pedidos e queridos pelas pessoas. Afinal, ele melhora o aspecto dos lábios, dando mais volume e trazendo de volta o contorno da boca.

 

Preenchimento do malar

Esse é um procedimento para definir e corrigir o contorno do rosto. 

 

Bichectomia

Esse é outro procedimento muito procurado. Assim, de forma rápida, no próprio consultório, é possível diminuir as bochechas com uma intervenção simples, com anestesia local. Dessa forma, nele é retirado uma quantidade de gordura das bochechas, o que traz um aspecto de rosto mais fino.

 

Preenchimentos estéticos com ácido hialurônico

Aqui, podemos falar de vários procedimentos para melhorar o aspecto da face. Dessa forma, o ganho de volume pode ser nos lábios, malares, mandíbula ou laterais do rosto, a depender do que se adequa ao paciente.

 

Se você quer conhecer todos os procedimentos disponíveis aqui na OdontoFacie, pode conferir nossa aba tratamentos. Além disso, marque uma avaliação para decidir quais são os melhores para você!

Artigos relacionados

24 de mar

Mesoterapia no rosto: entenda como funciona

Conforme nosso corpo envelhece, marcas surgem em nosso rosto, e isso é normal. Porém, com a...

19 de mar

Como é a recuperação da lipo de papada com enzimas?

O que é a lipo enzimática de papada e como é sua recuperação? A gordura abaixo do queixo te...

12 de mar

Harmonização facial: como é feito?

O que é a harmonização facial? O objetivo da harmonização é deixar o rosto mais harmônico,...

Receba conteúdos exclusivos sobre Harmonização Orofacial